SEMINÁRIO APRESENTADO PELA TURMA DE PEDAGOGIA DA UFPI - INHUMA – PI para a disciplina EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC
FILME PRODUZIDO PELA TURMA DE PEDAGOGIA DA UFPI - INHUMA – PI para a disciplina EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC
TEORIAS COGNITIVAS DE PIAGET
Os estágios de desenvolvimento definidos por Piaget, podem ser assim resumidos:
a) Estágio sensório-motor (0-2 anos)
Neste estágio, a ação da criança é exclusivamente sensorial e motora. Ela não é capaz de representar eventos; está presa ao aqui-e-agora.
b) Estágio pré-operacional (3-6 anos)
Neste estágio a criança não apresenta uma compreensão lógica dos fenômenos e dos acontecimentos. Suas explicações referem-se a intuições ou pressentimentos. Por isso, enfrentam dificuldades em expressar a ordem natural dos eventos, estabelecer relação de causa e efeito, compreender números e suas relações.
No estágio pré-operacional dá-se o aparecimento da linguagem e da função simbólica do pensamento (esquemas representativos da realidade imediata)
c) Estágio das operações concretas (7-11 anos)
Neste estágio, a criança já pode conservar e tornar reversíveis as operações. Ela organiza o mundo de forma lógica, ou seja, é capaz de fazer classificações e ordenar elementos por suas grandezas.
d) Estágio das operações formais (12-15 anos)
Neste estágio, a criança começa a desenvolver a habilidade de operar sobre o pensamento usando abstrações que não apresentam nenhuma referência concreta. Seus processos de pensamento são cada vez mais semelhantes aos do adulto.
CRÉDITOS PELO FILME
MAKING-OF DO FILME
Nenhum comentário:
Postar um comentário