sábado, 3 de dezembro de 2011

TEORIAS COGNITIVAS DE PIAGET

SEMINÁRIO APRESENTADO PELA TURMA DE PEDAGOGIA DA UFPI - INHUMA – PI para a disciplina EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC 
























 FILME PRODUZIDO PELA TURMA DE PEDAGOGIA DA UFPI - INHUMA – PI para a disciplina EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA    INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC              

TEORIAS COGNITIVAS DE PIAGET
Os estágios de desenvolvimento definidos por Piaget, podem ser assim resumidos:

a) Estágio sensório-motor (0-2 anos) 
Neste estágio, a ação da criança é exclusivamente sensorial e motora. Ela não é capaz de representar eventos; está presa ao aqui-e-agora.


b) Estágio pré-operacional (3-6 anos)
 Neste estágio a criança não apresenta uma compreensão lógica dos fenômenos e dos acontecimentos. Suas explicações referem-se a intuições ou pressentimentos. Por isso, enfrentam dificuldades em expressar a ordem natural dos eventos, estabelecer relação de causa e efeito, compreender números e suas relações.
No estágio pré-operacional dá-se o aparecimento da linguagem e da função simbólica do pensamento (esquemas representativos da realidade imediata)


c) Estágio das operações concretas (7-11 anos)
Neste estágio, a criança já pode conservar e tornar reversíveis as operações. Ela organiza o mundo de forma lógica, ou seja, é capaz de fazer classificações e ordenar elementos por suas grandezas.


d) Estágio das operações formais (12-15 anos)
 Neste estágio, a criança começa a desenvolver a habilidade de operar sobre o pensamento usando abstrações que não apresentam nenhuma referência concreta. Seus processos de pensamento são cada vez mais semelhantes aos do adulto.

CRÉDITOS PELO FILME

MAKING-OF DO FILME

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