Curso: Tecnologia na Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Módulo ou Unidade: 1 - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
Turma: CASTELO 04
Tutora: Desterro Barros
ATIVIDADE 1.7 – Pesquisa por Projeto
Nos diagnósticos feitos nas escolas pesquisadas, independente de ser estadual ou municipal, a realidade descrita normalmente é a mesma. O que se percebe de diferente é a forma de como é tratada a tecnologia no ambiente escolar. Podemos avaliar a utilização das mídias nas mais diferentes instituições de ensino, que temos muito ainda a melhorar essa realidade.
No processo de ensino-aprendizagem a unidade de avaliação diagnóstica da utlização das TICs tem como objectivo a verificação das aprendizagens e o desempenho das várias competências. E esse potencial de investimento das TICs pode ser complementado com outras atividades do conteúdo curricular, adotando e aproveitando as mais diversas mídias na realização de projetos político-pedagógico, adotando vários conteúdos, programando a metodologia e o tempo de realização de cada projeto.
Foi de grande proveito essa análise, pois buscou favorecer o desenvolvimento de atividades interactivas. Sendo que de acordo com o objetivo de cada projeto realizado, varia o número de conteúdos e a utilização das TICs, podendo ser com diferentes estratégias, dependendo do número de temas e das várias disciplinas envolvidas, bem como a realidade de cada instituição de ensino.
A utilização da pedagogia de projetos com aproveitamento das mídias em contextos curriculares é hoje um desafio da educação, porque tenta promover a cooperação entre alunos e a aprendizagem cooperativa e interativa com o mundo tecnológico favorece uma melhor significação da aprendizagem e isso contribui para despertar o interesse do aluno para novas descobertas.
É claro, que as atividades realizadas devem ser acompanhadas pelo grupo gestor, professores, coordenadores e alunos para um melhor desempenho. Pois esses projetos podem ser organizados por ciclo, disciplina e ano de escolaridade, com atividades interativas desenhadas pelos professores responsáveis pelo projeto, de acordo com o currículo formal e as competências a desenvolver.
Uma tentativa válida é favorecer a criação de salas virtuais e grupos disciplinares com comunicação síncrona e assíncrona de forma a colocar a comunidade escolar em uma interação de qualidade com o mundo tecnológico .
§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§
Curso: Tecnologia na Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC - EPROINFO
Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Atividade 8: Divulgação da Pesquisa
Turma: CASTELO 04
Tutora: Desterro Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário