terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CURSO: Tecnologia na Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC - EPROINFO

Curso: Tecnologia na Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC.

Módulo ou Unidade: 1 - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.

Turma: CASTELO 04

Tutora: Desterro Barros

ATIVIDADE 1.7 – Pesquisa por Projeto

Nos diagnósticos feitos nas escolas pesquisadas, independente de ser estadual ou municipal, a realidade descrita normalmente é a mesma. O que se percebe de diferente é a forma de como é tratada a tecnologia no ambiente escolar. Podemos avaliar a utilização das mídias nas mais diferentes instituições de ensino, que temos muito ainda a melhorar essa realidade.
            No processo de ensino-aprendizagem a unidade de avaliação diagnóstica da utlização das TICs tem como objectivo a verificação das aprendizagens e o desempenho das várias competências. E esse potencial de investimento das TICs pode ser complementado com outras atividades do conteúdo curricular, adotando e aproveitando as mais diversas mídias na realização de projetos político-pedagógico, adotando vários conteúdos, programando a metodologia e o tempo de realização de cada projeto.  
Foi de grande proveito essa análise, pois buscou favorecer o desenvolvimento de atividades interactivas. Sendo que de acordo com o objetivo de cada projeto realizado, varia o número de conteúdos e a utilização das TICs, podendo ser com diferentes estratégias, dependendo do número de temas e das várias disciplinas envolvidas, bem como a realidade de cada instituição de ensino.
A utilização da pedagogia de projetos com aproveitamento das mídias em contextos curriculares é hoje um desafio da educação, porque tenta promover a cooperação entre alunos e a aprendizagem cooperativa e interativa com o mundo tecnológico favorece uma melhor significação da aprendizagem e isso contribui para despertar o interesse do aluno para novas descobertas.
É claro, que as atividades realizadas devem ser acompanhadas pelo grupo gestor, professores, coordenadores e alunos para um melhor desempenho. Pois esses projetos podem ser organizados por ciclo, disciplina e ano de escolaridade, com atividades interativas desenhadas pelos professores responsáveis pelo projeto, de acordo com o currículo formal e as competências a desenvolver.
Uma tentativa válida é favorecer a criação de salas virtuais e grupos disciplinares com comunicação síncrona e assíncrona de forma a colocar a comunidade escolar em uma interação de qualidade com o mundo tecnológico .

§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§

Curso: Tecnologia na Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC -                                                               EPROINFO
Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Atividade 8: Divulgação da Pesquisa
Turma: CASTELO 04
Tutora: Desterro Barros





 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ATITUDE É TUDO - MOTIVAÇÃO

AS VEZES A SOLUÇÃO ESTÁ A NOSSA FRENTE E A INICIATIVA VEM DE QUEM MENOS SE ESPERA.
VAMOS FAZER A NOSSA PARTE.  

EXEMPLO DE ÉTICA

NÃO PODEMOS ESQUECER QUE SOMOS ESPELHOS E QUE AS CRIANÇAS VIVEM A OBSERVAR E SEGUIR QUEM ESTÁ POR PERTO


sábado, 3 de dezembro de 2011

TEORIAS COGNITIVAS DE PIAGET

SEMINÁRIO APRESENTADO PELA TURMA DE PEDAGOGIA DA UFPI - INHUMA – PI para a disciplina EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC 
























 FILME PRODUZIDO PELA TURMA DE PEDAGOGIA DA UFPI - INHUMA – PI para a disciplina EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA    INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC              

TEORIAS COGNITIVAS DE PIAGET
Os estágios de desenvolvimento definidos por Piaget, podem ser assim resumidos:

a) Estágio sensório-motor (0-2 anos) 
Neste estágio, a ação da criança é exclusivamente sensorial e motora. Ela não é capaz de representar eventos; está presa ao aqui-e-agora.


b) Estágio pré-operacional (3-6 anos)
 Neste estágio a criança não apresenta uma compreensão lógica dos fenômenos e dos acontecimentos. Suas explicações referem-se a intuições ou pressentimentos. Por isso, enfrentam dificuldades em expressar a ordem natural dos eventos, estabelecer relação de causa e efeito, compreender números e suas relações.
No estágio pré-operacional dá-se o aparecimento da linguagem e da função simbólica do pensamento (esquemas representativos da realidade imediata)


c) Estágio das operações concretas (7-11 anos)
Neste estágio, a criança já pode conservar e tornar reversíveis as operações. Ela organiza o mundo de forma lógica, ou seja, é capaz de fazer classificações e ordenar elementos por suas grandezas.


d) Estágio das operações formais (12-15 anos)
 Neste estágio, a criança começa a desenvolver a habilidade de operar sobre o pensamento usando abstrações que não apresentam nenhuma referência concreta. Seus processos de pensamento são cada vez mais semelhantes aos do adulto.

CRÉDITOS PELO FILME

MAKING-OF DO FILME