terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CURSO: Tecnologia na Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC - EPROINFO

Curso: Tecnologia na Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC.

Módulo ou Unidade: 1 - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.

Turma: CASTELO 04

Tutora: Desterro Barros

ATIVIDADE 1.7 – Pesquisa por Projeto

Nos diagnósticos feitos nas escolas pesquisadas, independente de ser estadual ou municipal, a realidade descrita normalmente é a mesma. O que se percebe de diferente é a forma de como é tratada a tecnologia no ambiente escolar. Podemos avaliar a utilização das mídias nas mais diferentes instituições de ensino, que temos muito ainda a melhorar essa realidade.
            No processo de ensino-aprendizagem a unidade de avaliação diagnóstica da utlização das TICs tem como objectivo a verificação das aprendizagens e o desempenho das várias competências. E esse potencial de investimento das TICs pode ser complementado com outras atividades do conteúdo curricular, adotando e aproveitando as mais diversas mídias na realização de projetos político-pedagógico, adotando vários conteúdos, programando a metodologia e o tempo de realização de cada projeto.  
Foi de grande proveito essa análise, pois buscou favorecer o desenvolvimento de atividades interactivas. Sendo que de acordo com o objetivo de cada projeto realizado, varia o número de conteúdos e a utilização das TICs, podendo ser com diferentes estratégias, dependendo do número de temas e das várias disciplinas envolvidas, bem como a realidade de cada instituição de ensino.
A utilização da pedagogia de projetos com aproveitamento das mídias em contextos curriculares é hoje um desafio da educação, porque tenta promover a cooperação entre alunos e a aprendizagem cooperativa e interativa com o mundo tecnológico favorece uma melhor significação da aprendizagem e isso contribui para despertar o interesse do aluno para novas descobertas.
É claro, que as atividades realizadas devem ser acompanhadas pelo grupo gestor, professores, coordenadores e alunos para um melhor desempenho. Pois esses projetos podem ser organizados por ciclo, disciplina e ano de escolaridade, com atividades interativas desenhadas pelos professores responsáveis pelo projeto, de acordo com o currículo formal e as competências a desenvolver.
Uma tentativa válida é favorecer a criação de salas virtuais e grupos disciplinares com comunicação síncrona e assíncrona de forma a colocar a comunidade escolar em uma interação de qualidade com o mundo tecnológico .

§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§

Curso: Tecnologia na Educação, Ensinando e Aprendendo com as TIC -                                                               EPROINFO
Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Atividade 8: Divulgação da Pesquisa
Turma: CASTELO 04
Tutora: Desterro Barros





 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ATITUDE É TUDO - MOTIVAÇÃO

AS VEZES A SOLUÇÃO ESTÁ A NOSSA FRENTE E A INICIATIVA VEM DE QUEM MENOS SE ESPERA.
VAMOS FAZER A NOSSA PARTE.  

EXEMPLO DE ÉTICA

NÃO PODEMOS ESQUECER QUE SOMOS ESPELHOS E QUE AS CRIANÇAS VIVEM A OBSERVAR E SEGUIR QUEM ESTÁ POR PERTO


sábado, 3 de dezembro de 2011

TEORIAS COGNITIVAS DE PIAGET

SEMINÁRIO APRESENTADO PELA TURMA DE PEDAGOGIA DA UFPI - INHUMA – PI para a disciplina EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC 
























 FILME PRODUZIDO PELA TURMA DE PEDAGOGIA DA UFPI - INHUMA – PI para a disciplina EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA    INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC              

TEORIAS COGNITIVAS DE PIAGET
Os estágios de desenvolvimento definidos por Piaget, podem ser assim resumidos:

a) Estágio sensório-motor (0-2 anos) 
Neste estágio, a ação da criança é exclusivamente sensorial e motora. Ela não é capaz de representar eventos; está presa ao aqui-e-agora.


b) Estágio pré-operacional (3-6 anos)
 Neste estágio a criança não apresenta uma compreensão lógica dos fenômenos e dos acontecimentos. Suas explicações referem-se a intuições ou pressentimentos. Por isso, enfrentam dificuldades em expressar a ordem natural dos eventos, estabelecer relação de causa e efeito, compreender números e suas relações.
No estágio pré-operacional dá-se o aparecimento da linguagem e da função simbólica do pensamento (esquemas representativos da realidade imediata)


c) Estágio das operações concretas (7-11 anos)
Neste estágio, a criança já pode conservar e tornar reversíveis as operações. Ela organiza o mundo de forma lógica, ou seja, é capaz de fazer classificações e ordenar elementos por suas grandezas.


d) Estágio das operações formais (12-15 anos)
 Neste estágio, a criança começa a desenvolver a habilidade de operar sobre o pensamento usando abstrações que não apresentam nenhuma referência concreta. Seus processos de pensamento são cada vez mais semelhantes aos do adulto.

CRÉDITOS PELO FILME

MAKING-OF DO FILME

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

I Simpósio de Educação e Cultura - O Valor do Conhecimento no Século XXI, realizado pelo Centro Ecumênico Superior do Estado do Piauí (CESPI) - Valença - PI

         A Unidade Escolar Santo Antônio – Valença – PI, sediou no dia 18 e 19 de Outubro de 2011 o I Simpósio de Educação e Cultura - O Valor do Conhecimento no Século XXI, realizado pelo Centro Ecumênico Superior do Estado do Piauí (CESPI) - Valença - PI. O evento teve a participação dos secretários municipais Antônio José (Cultura) Dolores Matias (Educação) diretores do CESPI Valdemar Batista, Elizângela Santos, Iolanda Reis diretora do ETEC Brasil, Pólo Valença, professoras Leila Maria (Lagoa do Sitio, Teresinha Ferreira.
       O pedagogo, cantor e compositor de Teresina - PI Isaque Folha foi o palestrante do simpósio. O pedagogo divertiu o público com o seu carisma e suas músicas. O evento contou com a participação de muitos estudantes de Valença, Pimenteiras, Inhuma, regiões vizinhas e particulares. O simpósio contou ainda com a participação do Prof Alex e o Grupo de Percussão da Escola de Música Ipiranga Feliz - Ipiranga-PI, o Grupo Abadá Capoeira - Valença – PI, a cantora e compositora Raquel Moura – Valença – PI.

                                              Isaque Folha - canta "Especiais"

Valéria, Lena, Noeme, Isaque Folha, Eva Doraci, Chaguinha e Francisca Sousa

Eva Doraci, Noeme, Chaguinha e Francisca Sousa - Lúdico na Aprendizagem

Chaguinha, Eva Doeaci, Noeme e Francisca Sousa

Noeme e Eva Doraci - Religiões



Eva Doraci e Noeme - Consciência Negra

Noeme - TICs

Noeme - Consciência Negra

Eva e Noeme - TICs

Noeme e Eva - Casa de farinha (prença)




Eva Doraci - TICs

sábado, 22 de outubro de 2011

VISITA DO PROF. GILDÁSIO AO PÓLO DA UAPI-UFPI DE INHUMA NO DIA 18/10/2011

VISITA DO PROF. GILDÁSIO AO PÓLO DA UAPI-UFPI DE INHUMA 
NO DIA 18/10/2011 

Alunas e alunos ministram palestra sobre ética, nas comunidades.
Prof. Antonio Carlos, Prof. Gildásio, Profª. Lívia e a turma do IV Módulo de Pedagogia

Em Inhuma, o Prof. Gildásio participou do encontro presencial dos acadêmicos/as do IV Módulo do curso de Pedagogia-EAD-UAPI-UFPI. Alunas e alunos da disciplina Ética no Contexto Educacional, aproveitando a atividade “seminários”, prepararam e ministraram palestras interessantes para a comunidade. Quatro grupos foram beneficiados: três de professores da Gerência Regional de Ensino, de Inhuma; uma palestra realizada na U.E Manoel Macedo (15/10/2011, 15:30h) uma palestra realizada no Auditório da U.E João de Deus carvalho (18/10/2011, 15h) e outra  na Secretaira de Educação (18/10/2011, 10h) e um último pela comunidade de Picos, na AABB local.

Prof. Gildásio e alunas de Pedagogia, grupo de Inhuma-PI.

Nesse Polo, as alunas e alunos também manifestaram grande satisfação em receber o Diretor de EAD. Em reunião, solicitaram a ele um ônibus para uma aula prática em Teresina, na U. E. Ana Cordeiro, dia 22 de novembro. A Escola Ana Cordeiro faz formação de profissionais para atender pessoas com deficiência. A atividade caracteriza-se como complementação da disciplina Fundamentos da Educação Especial. É claro que o diretor do CEAD garantiu imediatamente o transporte para a turma.
Prof. Antonio Carlos, Prof. Gildásio, tutora presencial Hellen Bezerra, tutora presencial Marcela Araújo, Profª. Lívia Nery e a coordenadora do Polo Profª. Graça Aguiar.

Profª. Lívia Nery (1ª à dir.) observa surpresa com o nível das atividades

A professora da disciplina, Lívia Nery, considera a atividade inovadora, uma vez que os resultados do repasse de conhecimentos vão se refletir na formação cidadã das pessoas dessas comunidades contempladas. Ela parabeniza e garante que o grupo está incorporando o espírito de verdadeiros educadores/as, ao levar seus saberes diferentes às pessoas que muito precisam deles.

Alunas do curso de pedagogia, grupo de Picos, em Inhuma

SEMINÁRIO DE AMOSTRA DA PALESTRA SOBRE ÉTICA PROFISSIONAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL

SEMINÁRIO DE AMOSTRA DA PALESTRA SOBRE ÉTICA PROFISSIONAL 
NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Para esta palestra foi feita uma pesquisa de campo para saber 
qual a maior dificuldade que as escolas enfrentam com relação ao 
comprtamento do profissional educador. Com base nas questões
foi realizadoum mine projeto, a palestra, um seminário e finalmente 
um relatório de todo conteúdo pesquisado e apresentado.













Epífrase de apresntação referente ao tema

Folder do convite distribuidas nas escolas da comunidade, 
Tamires Souza, Jucileide Sousa e Maria Aparecida,
alunas responsáveis pela recepção dos convidados, foto do grupo

Alunas responsáveis pela palestra, Eva Doraci, 
Sandra Holanda, Simone Fontes e Adriana Mendes

Aqui cada palestrante fez um resumo do que foi 
apresentado durante a palestra de cada uma.

Os 53 professores que compareceram ao evento

Convidados assinando a lista de frequência,
a tutora hellen Bezerra comentando a frase da dinâmica,
Adriana Mendes entregando o brinde sorteado para os convidados
 as integrnates do grupo de pedagogia responsável por a palestra
(fileira de cima) LUCIANA CRUZ, EVA DORACI, 
ADRIANA MENDES, ANA FLÁVIA, NOEME SILVA, 
VALDENE LOPES, TUTORA MARCELA ARAUJO.
(fileira de baixo) TAMIRES SOUZA, JUCILEIDE SOUSA,
MARIA APARECIDA, SIMONE FONTES E SANDRA HOLANDA.

Participantes, grupo do IV Módulo de Pedagogia 
da UAPI-UFPI de Inhuma-PI com as tutoras
presenciaisHellen Bezerra e Marcela Araújo e a 
coordenadora do Pólo de Inhuma-PI, Graça Aguiar.
Lembracinhas distribuidas aos participantes do evento.



RELATÓRIO

Aos dezoito dias do mês de outubro de dois mil e onze, às !5:00 horas, o grupo de alunos do IV Módulo de Pedagogia da UAPI/UFPI, no qual tem como integrantes: Adriana Mendes, Ana Flávia, Eva Doraci, Jucileide Sousa, Luciana Cruz, Maria Aparecida, Noeme Silva, Sandra Holanda, Simone Fontes, Tamires Souza e Valdene Lopes, realizou uma Palestra, cujo tema era ÉTICA PROFISSIONAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL. A mesma ocorreu no Auditório Maria Nilcimar C. Cavalcante Gonçalves na Escola João de Deus Carvalho e contou com a participação de cinquenta e três pessoas, dentre eles, professores da rede municipal e estadual  de ensino como também universitários e pessoas da comunidade em geral.
A palestrante Eva Doraci iniciou o evento agradecendo a presença de todos e apresentando o tema da palestra, logo depois exibiu um vídeo http://www.youtube.com/watch?v=KFBKSLH3ZaM que abordava vários exemplos de comportamentos éticos de pessoas dentro e fora de casa. Dando continuidade, apresentou o conceito de ética e moral, a distinção entre os  os mesmos, tanto no contexto etimológico, no dicionário e na ciência. Depois foi explanado o conceito de profissão e interlocuções no que se referem à ética profissional, tais como: o que é responsabilidade profissional, quais os deveres profissionais éticos e como se trabalhar a ética com os profissionais no ambiente escolar, pois o profissional educador se depara com um infinito de heterogeneidade, pessoas com valores, costumes e vidas deferentes, e com um ambiente onde a ética deve ser trabalhada constantemente, não só na sala de aula, mais também e principalmente com os profissionais da escola, para que as novas mentes que estão se formando cresçam sabendo realmente o que é ter ética, moral e valor.
Em seguida, a palestrante Sandra Holanda deu continuidade a palestra, iniciou sua fala com um slide (O cavalo cego) e depois fez um comentário sobre virtudes, destacando algumas delas e mostrando quais as virtudes que um bom profissional precisa ter para desenvolver um bom trabalho, que o mesmo deve saber identificar com clareza, quais são os princípios morais que irá nortear, uma vez que, os princípios éticos aplicáveis a sua profissão representam a essência das intenções para viver e atuar no seu ambiente de trabalho bem como na sociedade. Daí a importância de se trabalhar a ética profissional no contexto educacional.    
A palestrante Simone Fontes, continuou o evento realizando uma dinâmica sobre alguns comportamentos éticos e sugestões que o professor deve ter dentro e fora do ambiente de trabalho, onde todas as pessoas presentes participaram das discursões frisando ainda o perfil do profissional ideal e a importância da ética e o papel do professor na atualidade, assim como também destacou o campo de atuação do pedagogo. Destacou também algumas qualidades e comportamentos dos educadores na sala aula.
A palestra finalizou com Adriana Mendes exibindo um slide (Podemos fazer a diferença), com uma mensagem, onde fez um comentário relatando sobre a importância de o professor conhecer a realidade do aluno. Em seguida foi exibido um vídeo http://www.youtube.com/watch?v=eR3iU0h9w9U em homenagem ao dia dos professores, finalizando com o sorteio de um brinde, no qual teve como ganhadora a professora Roseli da Unidade Escolar João de Sousa Leal. Dando prosseguimento, foi feito os devidos agradecimentos e oferecido um coquetel aos convidados, onde na despedida foi ofertada uma lembrancinha da palestra.